Rio Lambari



RIO LAMBARI

Curiosidades sobre o Rio "Lambari":


      A nascente do nosso Rio Lambari está no município de Cristina-MG.
     Como vemos no esboço abaixo, o termo "Lambari" é de origem indígena (tupi).  Refere-se a uma variedade de peixe da família dos caracídeos, abundantemente encontrado em em toda a região do sul de Minas.
    É um forte indício que atesta a língua utilizada pelos nossos "ancestrais" Puris, habitantes na nossa região do sul de Minas, especialmente Cristina.
     Era comum os indígenas atribuirem nomes a rios, serras, lagos, montes e outros acidentes naturais, relacionando-os à flora ou à fauna. Não é de se estranhar que tal tenha ocorrido em relação ao Rio Lambari, no município de Cristina. 
      Os  Puris e Coroados apresentavam-se em toda a extensão norte do estado do Rio de Janeiro, desde o rio Paraíba do Sul até o rio Itabapoana, tendo mostrado um fluxo entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais
       A origem dos índios Puri-Cororados, segundo Lamego (1974), remonta à união entre os Goitacáses e os Koropós. Embora haja uma discussão na comunidade acadêmica sobre a real origem desse grupo, há autores que os consideram como descendentes dos Puris, que se mesclaram com os Tupis e os Suruçus, resultante da expansão europeia, auxiliada pela expansão dos grupos de língua Tupi, associados com o colonizador europeu. Esses grupos ocuparam toda a região da serra do Rio de Janeiro, até Minas Gerais, chegando a interagir com os grupos que lá viviam. 

(In 'Identificação e Caracterização de Etnias Indígenas e de Populações Extrativistas' - http://licenciamento.ibama.gov.br)


LAMBARI,
 
Curiosidades sobre a origem do nome do Rio "Lambari":

      Segundo A.Gonçalves Cunha, lexicólogo, é um substantivo masculino. Variedade de peixe. Variante > lambare, lambary, lambari. [O étmo de lambari é controvertido. O vocábulo talvez se relacione com o tupi ara ue’ri, através da seguinte evolução: (termo tupi) ara ue’ri > araberi > aramberi > alambari > lambari; observando essa evolução, o único elo documentado é araberi]. Lambari é nome comum a diversas espécies de peixes da família dos caracídeos.

       Segundo Luiz Caldas Tibiriçá, arqueólogo e linguista especialista em tupi e guarani, “lambari” é a alteração de araberi (lambari, sardinha).

    Segundo Morais Silva, lexicólogo, “lambari” é “peixe brasileiro”, o mesmo que “alambari”.
         E, ainda, conforme Teodoro Sampaio: consta do verbete “lambary”, corruptela do termo tupi “aramberi”, o peixinho de água doce, semelhante à sardinha. Alteração de “araberi”, “alambary".

Um comentário:

Adicione aqui o seu comentário.

PRIMEIRA PÁGINA

Cidade Imperatriz

A cidade de Cristina-MG, é chamada de a "Cidade Imperatriz", por, históricamente, receber este nome, em homenagem à Imperatriz Te...

Fotografias de Cristina, a Imperatriz das Minas Gerais

Fotografias de Cristina, a Imperatriz Das Minas Gerais Slideshow: Coração’s trip to Cristina (near São Jose dos Campos) was created with TripAdvisor TripWow!

Conheça nosso Blog

TEMPO

O Tempo Cristina

Acessos ao Blog

Quem nos segue: